Resumo 1º dia XXV ISCULTURAP

Início/Destaques/Resumo 1º dia XXV ISCULTURAP

Resumo 1º dia XXV ISCULTURAP

marketing

 

Hoje demos início à tua semana cultural. Nos seus 25 anos, o ISCULTURAP contou com a presença na sessão de abertura da vice-presidente do ISCAP, Doutora Anabela Mesquita, Presidente da FAP, Rúben Alves, Vice-Presidente da FANEESP, Cláudia Ribeiro, Diretor de curso de Marketing, Doutor Freitas Santos.
O presidente da Associação de Estudantes, Pedro Queiroga, deu início assim ao XXV ISCULTURAP. No seu discurso reforçou a ideia de que esta semana é resultado de projeto exclusivo de alunos dispostos para mostrar “o que valem”.
Neste dia, dedicado ao curso de Marketing, foi iniciado pela Dra. Maria da Saúde Inácio que apresentou o projeto “Portugal Sou Eu”. Apresentou esta iniciativa e explicou que o seu programa visa a valorização da oferta nacional, tendo a missão de incentivar os portugueses a consumir o que Portugal tem para oferecer. Programa este, passível de ser identificando nas embalagens com o selo “Portugal Sou Eu”.
Seguiu-se Hugo Silva que apresentou o tema “Técnicas de Marketing e Comunicação da Porsche”. A marca Porsche fundada em 1981 por Ferdinad Porsche é uma marca que foi evoluindo. Com os modelos de 2002 e 2009 a Porsche conseguiu marcar uma nova era no automobilismo, trazendo assim resultados exponenciais para a empresa que permitiram investir no desenvolvimento da própria marca. Frisou dois tipos de técnicas de comunicação diferentes: global e regional. Internacionalmente buscam novos consumidores com base em suportes televisivos, internet e redes sociais, adaptando-se ao mercado com o suporte de revistas. Ibericamente, além dos media utilizam ações de test drive onde promovem novos modelos e lançamentos no site.
Mário Filipe, representante da Markezone, presenteou-nos com um workshop “Google Adwords”. O representante visou a importância de um website ser funcional e que o sucesso do seu bom funcionamento não está dependente só do design mas também de nós. Realçou também que a visibilidade da página depende dos métodos usados e que estes têm de estar dentro das normas.
Para finalizar o primeiro dia do XXV ISCULTURAP, Marcos Castro apresentou a importância do Marketing Digital no Desporto. Nas redes sociais o impacto do desporto é inevitável, grandes clubes alcançam muitos seguidores, mas os seus atletas conseguem supera-los, criando assim uma imagem própria. Disse também que o desporto é uma modalidade que não sobrevive se não for partilhado, “vivencia a paixão”, as opiniões de todos os seus adeptos, uma constante experiência partilhada. Assim, comprovamos o crescente envolvimento e interação dos adeptos, por exemplo, nas redes sociais. No final, destacou “O foco não está no produto mas sim na sua extensão”.